SIMÃO PEDRO - Nasceu em Betsaida, mas residia em Cafarnaum, na Galiléia; Era pescador de profissão; Foi o primeiro líder da igreja cristã. Escreveu as epístolas que levam seu nome; Tinha pouco estudo, impulsivo, amoroso, tímido, explosivo e entendia com dificuldade os ensinamentos; Morreu em Roma, crucificado de cabeça para baixo;
Foi, sem dúvida, um dos primeiros seguidores de Jesus pois seria impossivel fugir ao olhar intenso de Jesus como nos transmite "o discípulo que Jesus amava": «Fixando nele o olhar, Jesus disse-lhe: Tu és Simão, o filho de João. Hás-de chamar-te Cefas», que significa Pedra".
Pescador de profissão tornou-se o pilar da Igreja a partir do qual Jesus assentou a sua doutrina. Apesar de conviver e ter uma relação privilegiada com o Mestre, não teve capacidade de entender logo a Missão de Jesus. Este processo de compreensão foi evoluindo gradualmente. Não devia ser fácil para Simão Pedro entender Jesus, tal a novidade da sua mensagem. Ainda agora passados dois milénios o não percebem.
Também deve ter sido penoso para Pedro negar Jesus três vezes e, sobretudo, sentir novamente o olhar do Senhor fixo nele (Lc 22, 61). Este olhar de Jesus, que fez Simão Pedro chorar "amargamente", foi um olhar de bondade, de perdão, de infinita misericórdia, que só o Senhor seria capaz de lançar.